quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Papo de Aluno com Jefferson da Silva Barbosa


Apresentação 

Meu nome é Jefferson da Silva Barbosa, tenho 19 anos, sou da cidade de Nova Russas, que fica na região dos Inhamuns no Ceará, estou no 4º Semestre do curso de Engenharia de Software. Atualmente sou bolsista do programa Ciências sem Fronteiras, estou vivendo na cidade de Santander (Espanha) e estou fazendo o curso de Engenharia da Computação na UC (Universidade de Cantábria). 

Adaptação 

Uma das minhas primeiras dificuldades na UC foi que o ano letivo começa em setembro, então na prática é como se estivesse fazendo primeiro o 5º semestre para depois fazer o 4º e com isso não pude cursar algumas disciplinas que eu desejava. O primeiro mês foi um pouco difícil, pois tive que aprender novas bibliotecas de Java criadas por professores em que todos os alunos já deveriam ter conhecimento prévio de disciplinas anteriores, além disso os professores exigem que o código tenha o menor custo possível de memória e a cada deslize são descontados pontos. 

Universidade 

O sistema de ensino não muda muito do que o Caio descreveu. No planejamento de aulas o professor deve dedicar metade do horário em exercícios práticos e teóricos. No laboratório temos que resolver diversos problemas ou construir algum tipo de equipamento ou software com uma lista passo a passo, além dos trabalhos em sala nos temos que entregar semanalmente exercícios que são cobrados para fazer em casa e às vezes apresentar e defender algum tema que tenha relação com o conteúdo apresentado em sala. Os exames parciais são feitos em 50 minutos com aproximadamente 8 itens e a nota final é dada pela junção de todos os exercícios, o peso dos trabalhos variam de 30% a 60% da nota final dependendo do professor, mais um ou dois exames para completar o restante da nota e para divulgação das notas e materiais de estudo os professores utilizam o Moodle. 

Professores 

Os professores são muito capacitados e passam muita segurança no que estão explicando, mas é como todos já disseram, os nossos professores da UFC-Quixadá são tão bons quanto. Muitas das coisas que estavam explicando eu já tinha uma base, então em momento algum fiquei perdido durante as aulas. Assim como na UFC, os professores estão quase sempre disponíveis fora dos horários de aula para tirar duvidas e indicar boas fontes para pesquisar e entender melhor o que se foi passado durante as aulas, a diferença está no que a Virgínia disse, que alguns professores da UFC vão além da relação professor-aluno, eles são amigos que se preocupam com seus alunos e devido a isso nos deixam mais livres para fazer perguntas.

Alunos 

Uma boa parte dos alunos nos passa a sensação de estar em uma competição na disputa por sua vaga no mercado de trabalho, talvez isso seja uma das razões das pessoas nos passarem o sentimento de individualismo. Aqui não existe o companheirismo que estamos acostumados no Brasil, não é comum ver pessoas dando risadas com seus colegas no intervalo ou conversando dentro do ônibus. 

Quais os conselhos que você daria para um aluno que está começando? 

Dedique-se a partir do primeiro dia até o ultimo de sua graduação. 

Participe de competições de programação. 

Seja uma pessoa comunicativa e troque ideias com seus amigos e professores. 

Tente fazer intercambio durante sua graduação, é uma experiencia única que mudara sua realidade, tanto profissional quanto pessoal.

Sempre se pergunte se é isso em que você quer trabalhar pro resto da sua vida.

Mantenha-se sempre atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário