quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Papo de Aluno com Adriano Dodó


Eu sou Adriano Dodó egresso da primeira turma de Sistemas de Informação (SI) da UFC\Campus Quixadá. Atualmente sou aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde realizo estudos na linha de pesquisa de Teoria da Computação, mais precisamente na área de Lógica.


Após mudar-me para Natal, em Agosto/2011, meu primeiro desafio foi adaptar-me a rotina docampus e à cidade. Felizmente parentes do amigo Fernando Helton, colega de Graduação que também foi aceito nessa seleção, nos ajudaram bastante nesses momentos iniciais. No primeiro semestre cursei três disciplinas. Uma dessas abordava assuntos novos para mim e naturalmente surgiram dificuldades. Uma forma de evoluir na disciplina foi realizar grupos de estudos (essa era uma atividade bastante realizada pelo grupo PET/SI) para resolver exercícios e discutir assuntos da disciplina. Graças a isso consegui também interagir com alunos do programa e fazer boas amizades.


Ao chegar aqui tinha a esperança que minha bolsa não tardasse a ser liberada. Entretanto, tive que esperar três meses até sua efetivação. Foi um momento delicado, pois não daria para passar muito tempo sem um recurso pra financiar os estudos. Além disso tive que morar num local distante do campus. Isso foi uma baita dificuldade, pois gastava bastante tempo no trânsito e deixava de participar com mais intensidade do cotidiano da Universidade. Contudo, a parte mais difícil mesmo é estar um bocado longe de casa. É dolorosa a distância dos entes queridos. Ou saudade!



Hoje estou cursando o terceiro semestre e desde o começo do mestrado a bibliografia utilizada tem sido essencialmente em Inglês. Felizmente na graduação, em muitas disciplinas que cursei, tive contato com artigos e livros escritos nesse idioma. Isto tornou minha vida menos difícil  por aqui. Tive também a oportunidade de ser bolsista do PET/SI, onde participei de projetos de desenvolvimento de softwares, não me tornei um expert no assunto, mas o fato de saber programar em algumas linguagens tem me ajudado bastante nas tarefas de implementação e também a acompanhar o trabalho de colegas de outras linhas de pesquisa (Algoritmos, Engenharia de Software). 



Ao longo desses semestres cursei disciplinas com turmas da graduação. Percebi que parte dos professores do departamento de computação estão vinculados a pós-graduação. Sendo que alguns deles dedicam-se bastante a pós-graduação e, acho que por conta disso, deixam de dar a devida atenção a graduação. Na UFC/Quixadá  de certa forma sentia me privilegiado, pois os professores estavam mais atentos as dificuldades dos alunos e de certa forma eram mais acessíveis nas horas de dúvidas.



Além de cursar disciplinas, realizo as as seguintes atividades: iniciação a docência; produção de artigos sob supervisão do orientador; encontros do grupo de pesquisa a que estou vinculado. Para dar conta das cobranças tenho dedicado muito esforço e tempo. O desconhecido às vezes nos assusta, contudo sou um pouco teimoso e tenho preferido encará-lo como uma oportunidade de aprender algo que não sabia antes.



Características muito valorizadas por aqui são a capacidade de tomar iniciativa e de assumir responsabilidades. Caso ainda não tenha aprendido a se planejar, procure aprender! Usar bem o tempo e saber o que tem que ser feito é essencial para lidar com as tarefas do dia a dia. Nunca fui dos mais organizados, e estou pagando meu preço por isso! Comunicar ideias de forma clara e objetiva, redigir trabalhos acadêmicos são habilidades fundamentais para ter sucesso na pós. 



Tivesse eu autoridade para aconselhar os colegas que desejam ingressar na pós-graduação diria o seguinte: goste do que você faz ou irá fazer! isto te ajudará a manter-se motivado diante das adversidades que surgirão; procure conhecer melhor a sua área de interesse, para tanto, converse com seus professores sobre assuntos que você tem curiosidade ou participe de eventos, esses são bons locais para ter novas ideias e conhecer pessoas que tem interesses semelhantes aos seus; não descuide do seu rendimento acadêmico, além de ser importante para o seu curriculo, te ajudará na hora de fazer o POSCOMP - muitos programas de pós graduação utilizam a nota desse exame como um dos critérios nos seus processos seletivos; a universidade oferece diversas possibilidades de bolsas, seja bolsita; reforçando o coro de outros "papos dealunos", estude inglês. :)



No mais, agradeço ao Prof. Wladimir a oportunidade de compartilhar a minha experiência com a comunidade acadêmica da UFC de Quixadá. No que puder ajudar, dentro das minhas limitações, podem contar comigo. Enquanto isso, continuarei a teimar por aqui!

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu depoimento Adriano, faz com que a gente se motive mais ainda, para terminar a faculdade e buscar novos horizontes...

    ResponderExcluir