sábado, 23 de fevereiro de 2013

Papo de Aluno com Luis Gustavo Coutinho do Rego

Apresentação

Meu nome é Luis Gustavo Coutinho do Rego e sou estudante do curso Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceara (UFC). Atualmente sou bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras na Saint John’s University, NYC.

Sou natural de Quixeramobim e mudei para Fortaleza com o intuito de me preparar melhor para o vestibular.

No primeiro semestre da minha graduação,  fui selecionado como voluntário para o Programa de Educação Tutorial (PET) onde permaneci por um ano e meio. Logo após, consegui uma bolsa de iniciação cientifica, estudando otimização de algoritmos por um ano.

No final do quinto semestre, fui aprovado para o Ciência sem Fronteiras.

O processo inteiro foi uma verdadeira batalha, mas esse era o meu sonho desde o ensino médio e eu não podia desistir. Me inscrevi em Agosto de 2011 para o primeiro edital. Depois de duas tentativas no TOEFL, muita burocracia e a frustração de ter sido alocado para uma universidade por engano, finalmente recebi a carta de aceitação da SJU em Junho de 2012 (Aqui já vai a primeira dica: não desista, por mais que pareça cansativo e impossível! ).


               Figure 1 - Biblioteca da Saint John's University

Descrição da vida acadêmica

Acho que o ritmo aqui e mais corrido e dinâmico. Você interage mais com seus professores e colegas de turma. Não tive nenhuma dificuldade em me adaptar. Provavelmente o que eu estranhei mais foram os horários das aulas. Tem umas coisas meio estranhas: uma aula começa as 10:50 e termina 13:50!

Uma coisa muito boa e provavelmente acontece por ser uma universidade particular, e que todos os materiais são muito novos e tudo funciona corretamente. Não tenho nada a reclamar da infraestrutura daqui. Todos os alunos aqui tem direito a um laptop para fazer seus trabalhos, o que e de muita ajuda.

Existem vários bons lugares para estudar, desde salas em grupo de todos os tamanhos, passando por um café para uma discussão com um colega de classe, ate cabines individuais com iluminação para um estudo mais individualizado.

Aqui o ritmo e bem diferente da UFC, a começar pela duração das aulas. Não temos nenhuma disciplina com mais de três creditos. As aulas são rápidas e os professores aprofundam só no que realmente interessa, no que o aluno teria dificuldades de aprender sozinho. Eles se importam muito com os alunos e realmente querem que você aprenda aquilo que esta sendo ensinado. São totalmente disponíveis e atenciosos. Todos os professores são bem dinâmicos e querem que o aluno interaja com a aula dando sugestões e soluções para problemas.

Em todas as aulas temos homeworks para fazer e são muitos. Uma coisa que eu achei bem diferente e que no Brasil geralmente temos que fazer pouca leitura no livro. Aqui, lemos um ou dois capítulos por aula. Os trabalhos são bem práticos e você se envolve bastante. Aqui na SJU, o curso em geral e bem voltado para a prática e para o mercado de trabalho, então temos muitos trabalhos que se parecem com situações que iríamos encontrar na vida real.

Outra coisa que é muito legal é a estrutura do curso e como você escolhe suas disciplinas. Depois que você escolhe seu curso (aqui eles chamam de Major), você pode escolher uma especialidade (aqui eles chamam de Minor). Então, por exemplo, seu Major pode ser Computer Science e seu Minor Computer Forensics. Acho que isso ajuda os alunos do curso, pois eles não vão ter que fazer disciplinas muito difíceis de áreas que não lhe interessam.

Reflexão sobre a vida universitária

A metodologia de ensino aqui e bem mais voltada pra prática. Fica difícil fazer um contraponto com o Departamento de Computação da UFC, que tem um caráter mais teórico. Parece-me que nas aulas no Brasil os professores tem um monte de informações armazenas e jogam tudo para os alunos seguindo o caminho do livro texto. Aqui, alem dos professores saberem a teoria, eles dão exemplos bem práticos para os conteúdos.

Sobre o dia a dia, tente aprender mais sobre o que e ser um universitário nesse novo pais. Faça amizades e contatos. Converse com professores e procure se destacar. Envolva-se no que for possível. Aqui na STJ temos muitos eventos com caráter de integração dos alunos. Eu sempre procuro participar desses eventos para, alem de descansar um pouco, treinar meu inglês e fazer novas amizades.

Provavelmente você vai para uma universidade na qual você não será o único brasileiro. Não ande somente com eles! Tente fazer outros contatos e ganhar experiência com os nativos.



Quais são as sugestões que você daria para mudar o ensino que você teve?

Definitivamente acho uma excelente ideia e a questão de cada aluno ter um Major e um Minor. E como se fosse uma ênfase (coisa que já temos em alguns cursos da UFC). Já esta na hora de atualizarmos a matriz curricular do nosso curso.

Uma coisa que é muito boa que vejo por aqui e o calendário bem definido de todas as aulas. Antes do período de provas, temos 3 dias de folga para nos prepararmos melhor para as avaliações. Organização e tudo e acho que falta um pouco de esforço coletivo por parte dos professores da UFC.

Acho que os professores também deveriam tentar passar uma visão mais pratica dos assuntos e deixarem um pouco de ler slides (sim, alguns professores do DC fazem isso!). Sei que isso não é fácil mas definitivamente chama a atenção dos alunos e nos motiva muito mais.

Experiencias aprendidas

Só por participar de um intercâmbio você se torna outra pessoa. Sua visão de mundo vai ser muito mais ampla. O conhecimento que você vai adquirir e enorme. Você vai aprender a se virar sozinho. Depois de um intercambio você percebe que não existe mais limites para os seus sonhos. E só correr atrás!

Conselhos

1.     Não desista dos seus sonhos! Um intercambio não e nada fácil de se conseguir, muito menos de vive-lo.
2.     Comece um curso de idioma (de preferência que ajude você a ir para o pais que você quer).
3.     Se envolva mais com a universidade. Aproveite os programas que ela tem.
4.     Seja independente. Não espere que os outros façam alguma coisa por você.

No mais, acho que e isso que tenho a dizer. Boa sorte a todos que vão tentar um intercambio!

Abraços!


Figure 2 - Brasileiros na STJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário