terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Papo de Aluno com Klairton de Lima Brito


Apresentação
Olá, meu nome é Klairton de Lima Brito e curso sistemas de informação pela Universidade Federal do Ceará campus Quixadá.

Sou natural de Quixeramobim uma cidade cerca de 50km de Quixadá, cheguei a cursar até o 7º semestre do curso e atualmente sou bolsista pelo programa ciência sem fronteiras na Espanha.

Vida acadêmica

Estou cursando Ingeniería Informática na Universidad de Jaén, o ritmo aqui é bastante puxado, visto que o ritmo da UJA é um pouco diferente do ritmo que eu tinha na UFC, todas as disciplinas que faço são 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas podendo ser ou não com o mesmo professor(a), praticamente toda semana tenho trabalhos práticos de cada disciplina para entregar que compõem uma parte da nota prática.





A adaptação não foi assim tão fácil, principalmente quando notei que em algumas disciplinas no começo do semestre existem trabalhos dirigidos onde se deve entregar no final do semestre seguindo as instruções dada pelo professor(a), até aí tudo bem, chega a ser bastante parecido com o ritmo na UFC, só que me deparei com uma grande quantidade de alunos que na segunda semana de aula que já chegavam na sala com o trabalho praticamente pronto, aquilo me assustou bastante porque como creio que grande maioria dos aluno no Brasil e eu particularmente nunca tive esse costume de fazer os trabalhos com tanta antecedência.




Outra coisa que demorei em me acostumar foi com o estilo de aula, na UFC se pode perceber que entre os professores e alunos existe uma relação amigável que torna as aulas mais produtivas, aqui só tive aula com um professor que se assemelha com o estilo de aula da UFC, as demais aulas quando o professor entra em sala só se escuta um barulho novamente quando a aula acaba, as aulas são frias, com pouca interação entre aluno e professor(a) e não existe a preocupação do professor em saber como está o rendimento dos alunos sobre o conteúdo e onde estão as maiores dificuldades da turma, diferentemente de como ocorre da UFC.

Não posso dizer que me adaptei 100% a esse novo ritmo, mas que consegui acompanha-lo não deixando acumular exercícios e procurando resolve-los o mais cedo possível, já que isso me ajuda a fixar o conteúdo dado em sala de aula, mas uma vez ou outra me pego com um exercício em cima da data de entrega ou coisa do tipo.

Comparações

Fazendo uma comparação em relação ao ensino percebi que os professores da UFC e o conteúdo dado não deixam em nada a desejar em relação a UJA, os pontos onde notei que a UJA leva vantagem sobre a UFC campus Quixadá foram:

Estrutura




Os inúmeros laboratórios são bem amplos e organizados com computadores novos das marcas mais bem conceituadas atualmente como: DELL, LENOVO e Apple. E também laboratórios equipados para práticas de rede e com equipamentos de hardware, onde eu nunca tive a oportunidade de ter aula por não ser as disciplinas que faço, mas pude ver os laboratórios e perguntei aos alunos da minha sala como funcionava. 

Ferramentas
Apesar de toda a estrutura física dos laboratórios o que me chamou atenção mesmo foi quando comecei a utilizar os computadores e percebi a quantidade de ferramentas pagas instaladas nas máquinas que vão desde ferramentas de desenvolvimentos, controle de rede e até de projeto. Um tempo depois conversando com alguns alunos descobri que a universidade ainda tem uma parceria com a microsoft onde a partir dos meus dados da universidade posso instalar alguns programas gratuitamente no meu computador pessoal, que vão desde sistema operacionais até ferramenta de desenvolvimento.

Pesquisa
Depois de conferir a estrutura da universidade fiquei curioso em saber como seria o nível de pesquisa aqui, então fui buscar os grupos de pesquisas da universidade existentes voltado para o meu curso. Como resultado encontrei vários grupos de pesquisa divididos por áreas onde em um deles fui conversar com uma professora que fazia parte do grupo para obter mais informações de como funcionava mais ou menos o ritmo de pesquisa, então ela me explicou que o grupo é dividido em vários temas onde existem pessoas pesquisando para criação de artigos e ferramentas, e lá ela me mostrou também o site oficial do grupo com os membros, publicações e trabalhos realizados. (Que por sinal são muitos.)

Sugestões

Uma sugestão que tenho é tentar balancear mais as aulas práticas e teóricas e sobre o calendário de disciplinas, pois o calendário de disciplinas aqui achei bem interessante e com algumas adaptações poderia ser bem utilizado na UFC. 

Resumidamente até o 5º semestre as disciplinas são iguais para todos e sem nenhuma disciplina optativa, na teoria essas disciplinas ofertadas são aquelas fundamentais ou que vão servir de ponto de partida para outras mais avançadas. A partir do 6º semestre surgem 3 ramos(áreas como por exemplo: desenvolvimento, controle de projeto e redes) com as disciplinas já definidas para cada ramo, e no 7º semestre ainda existem disciplinas definidas para cada ramo só que em quantidade bem menor e também com espaço para algumas disciplinas optativas, já no 8º semestre existem somente disciplinas optativas.

Uma vez escolhido o ramo que o aluno pretende seguir ele deve sempre seguir esse ramo até o fim do curso, como até o 5º semestre as disciplinas são iguais para todos os alunos já é possível ter uma ideia de qual ramo que o aluno se identifica mais e ele terá a certeza de que as disciplinas futuras serão ofertadas, pois já estão definidas em cada ramo. E ele ainda terá a opção de fazer as disciplinas optativas.

Experiências Importantes

- O ensino que tive no Brasil principalmente na parte de programação foi muito bom, pois aqui não tive dificuldade de acompanhar conteúdo voltado para parte de programação, isso graças a base que eu ganhei na UFC.

Brasil
- Uma experiência que tive na UFC onde na UJA não existe foi ser bolsista de monitoria, que faz com que o aluno tenha um esforço maior nas disciplinas que ele se identifique visando concorrer uma bolsa e tentar ajudar alguns alunos que tenham dificuldades sobre o conteúdo. 

Espanha 
Ter o contato com pessoas de outras nacionalidades aprendendo sobre a cultura, idioma e o ensino é algo fantástico, e não falo somente com pessoas da Espanha, pois como a universidade aqui conta com diversos convênios com outras universidades e com programas de mobilidade internacional existem alunos de todas as partes do mundo estudando aqui.

Conselhos

1º - APRENDA inglês o mais rápido possível, isso vai te ajudar muito.
2º - Não tenha medo de aprender aquilo que você AINDA não sabe.
3º - ORGANIZE seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário